(24) 97403-8588
focusprevestibular@gmail.com
Atendimento especializado no Enem: quem tem direito e como pedir
Prazo para solicitação vai até 16 de junho. Veja quais documentos são necessários para fazer o pedido
As inscrições para o Enem 2023 (Exame Nacional do Ensino Médio) já começaram e vão até o dia 16 de junho! No mesmo período, também é possível solicitar o atendimento especializado durante a realização das provas, marcadas para 5 e 12 de novembro.
O atendimento especializado tem como objetivo a igualdade e inclusão de todos os participantes que fazem o Enem, para que possam ter as mesmas condições de realizar a prova, segundo suas necessidades. O pedido de atendimento pode ser feito durante o processo de inscrição, na Página do Participante.
Quem pode pedir o atendimento especializado
Tem direito ao atendimento especializado no Enem os candidatos que se enquadram nas seguintes condições:
Candidatos nestas condições poderão ter um atendimento diferenciado no dia da prova, de modo que consigam participar do exame.
Um outro direito previsto dentro do atendimento especializado é o uso do nome social, no qual travestis e transexuais podem escolher o nome pelo qual querem ser chamadas/chamados durante as provas do Enem. Também possibilita a utilização do banheiro de acordo com o gênero de identificação.
As adaptações previstas para o atendimento especializado podem ser no formato da prova, na duração do exame ou na sala e mobiliário.
Os estudantes que estão em classe hospitalar podem fazer as provas no próprio hospital, acompanhados por um representante do Ministério da Educação (MEC).
Este tipo de atendimento é voltado somente para quem está internado para tratamento, não se aplicando em casos de cirurgias eletivas e mulheres em parto.
A solicitação do atendimento especializado é feita durante a inscrição do Enem.
É necessário informar qual a condição que gera o benefício e qual a necessidade para a realização do exame.
Feita a solicitação, os participantes devem anexar documentos que comprovem o direito ao atendimento especializado, como atestados médicos, declarações assinadas por profissionais habilitados, certidão de nascimento da criança (para lactantes) ou atestado que comprove a gestação.
O uso do Nome Social no Enem é voltado para travestis e transexuais e é solicitado em período diferente da inscrição no Enem.
O cadastro no exame é feito com o nome civil (registro da certidão de nascimento) e a alteração para a forma de tratamento é realizada posteriormente, em prazo divulgado pelo Ministério da Educação.
A solicitação do uso do Nome Social deve ter nome completo, fotografia atual, cópia digitalizada do documento identificação oficial com foto e cópia assinada e digitalizada do formulário do pedido de atendimento pelo nome social.
Estudantes que solicitaram o atendimento especializado e tiveram os pedidos negados podem entrar com recursos. O participante deve ter todos os documentos que comprovem o direito ao benefício.